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Terceirização do RH: vantagem ou não?

Quando a terceirização de subsistemas de recursos humanos pode se tornar uma vantagem.

Estratégico, eis o novo conceito da área de recursos humanos, o antigo DP (Departamento de Pessoal) cresceu, desenvolveu-se e tornou-se estratégico à medida que incorporou atividades essenciais para sobrevivência das organizações em um mercado de trabalho globalizado e carregado de informações.

As organizações que estão adotando o Rh estratégico também começam a seguir outra tendência, a terceirização das chamadas áreas operacionais de Rh, como: folha de pagamento, benefícios, recrutamento e seleção, treinamento, apenas para citar algumas das principais áreas que estão sendo terceirizadas.

Muitos se perguntam por que terceirizar o Rh? A Associação Brasileira de outsourcing de RH (ABO-RH) pesquisou quais motivos levam as empresas a adotar ou não a terceirização e o resultado foi o seguinte: Entre os usuários de serviços 60% das empresas entrevistadas disseram que a razão para não terceirizar é cultural, 70,5% terceirizam motivados pela redução de custos, 55,4% por fatores de melhores práticas operacionais, 35,4% para ter mais tempo para cuidar e focar em seu negócio, 20,4% para acompanhar a concorrência e 34,5% por outros motivos.

Os que já adotaram a terceirização de algumas atividades de Rh alegam otimização de tempo para realizarem as ações que realmente impactam no estratégico da empresa, por outro lado profissionais que trabalham na área operacional temem por seus empregos, e questionam, será que o Rh vai acabar? Dificilmente! O que acabará é a estrutura de recursos humanos que existe hoje.

Como alento para os que não se veem trabalhando em outra área senão a operacional, é o crescimento de empresas de Outsourcing (terceirização de Rh), podendo ainda optar entre as três modalidades hoje oferecidas: BPO (Business Process Outsourcing), a prestadora coloca funcionários para realizar o serviço dentro do cliente; BSP (Business Service Provider), onde a empresa faz o imput dos dados em um sistema e a prestadora faz todo o processamento; e ASP (Aplication Service Provider), modelo em que o cliente usa o sistema e a estrutura de banco de dados de um fornecedor, com autonomia para realizar todo o processo.

Olhando para o futuro próximo, aqueles que estão se adaptando hoje, poderão ter uma vantagem competitiva em relação aos que resistem fortemente as mudanças, para todos que agem estrategicamente o futuro é agora.

Fonte: Administradores.com.br